Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes Youtube Instagram

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690

Secretário de Segurança ameaça presidente do SINTAP - MC

Ícone Calendário 02/05/2023
Imagem chamada secretario_seguranca_ameaca_presidente_sindicato_MC
Toriel Sardinha (Secretário de Segurança Pública de Mogi das Cruzes), numa atitude extremamente inadequada ao cargo que ocupa, intimidou e ameaçou o presidente do SINTAP, o Sr. Benedito Francisco Filho (Ferrugem), na tarde da última quarta-feira (26).
Sardinha, inconformado pela articulação do líder sindical na mobilização de servidores para um protesto marcado pelas redes sociais em repúdio ao governo municipal, teve mais um dos seus ímpetos de cólera.

Num primeiro momento, o secretário fugindo das funções do seu cargo, quando teve conhecimento de nova manifestação, enviou mensagens de texto por meio de um aplicativo de mensagens ao presidente Ferrugem, usando termos ofensivos. Ao ser revidado em uma das ofensas, Sardinha não aceitou ser contrariado e tomado pela ira, proferiu não somente ofensas, mas também ameaças ao oponente, numa tentativa de intimidar, chegando a ir até a sede do sindicato (considerado como a casa dos servidores municipais) para agredir fisicamente o presidente da entidade, que estava fazendo uso das suas atribuições na representação dos servidores, buscando melhores condições de trabalho, salários, benefícios e direitos para a categoria.

Por não conseguir o objetivo, no segundo momento, Sardinha enviou mensagens de áudio ao presidente do sindicato, alegando ser vítima de ofensas e ameaças por parte do líder sindical. Uma forma dissimulada do secretário de se isentar dos atos cometidos. Porém, contra fatos não há argumentos, pois estão registradas as mensagens e áudios que comprovam que Ferrugem em momento algum fez ameaças sejam verbais ou escritas ao secretário.

Este não é um caso isolado de ameaça à integridade física de Ferrugem que o secretário verbaliza. A primeira vez em que isso aconteceu foi por conta de uma divergência ocasionada pela remoção de um cômodo (quarto), usado pelos servidores para realizar as refeições embaixo de uma das passagens em nível da cidade. A denúncia e reclamação relatada por um servidor nas redes sociais sobre as condições de precariedade do local de trabalho, causou a irritação do secretário, que resolveu retirar o cômodo sob a alegação de que a reclamação o motivara. O sindicato, como representante da categoria, compareceu no local para acompanhar a retirada e, Ferrugem não concordou com remoção do cômodo sem que a Prefeitura providenciasse outro para abrigar os servidores. No momento em que Ferrugem estava dentro do cômodo, o secretário afirmou que destruiria o cubículo mesmo com o sindicalista ali, pois era indiferente. A situação foi resolvida somente com a chegada da CPTM e com a instalação de outro cômodo de fibra na área.

Já na primeira manifestação que ocorreu no dia 19/04, em repúdio ao desgoverno municipal, Sardinha compareceu ao protesto portando ARMA DE FOGO e amparado pelo veículo de videomonitoramento utilizado pela Prefeitura para coibir assaltos na região central. Uma atitude injustificável de intimidação ao sindicato e servidores que estavam presentes no ato, pois se tratava de um PROTESTO PACÍFICO com a presença de trabalhadores que estavam naquele momento reivindicando por seus direitos.

O comportamento agressivo, repugnante, incoerente, desajustado e repulsivo de Sardinha, demonstra o quanto a sua instabilidade psicológica e emocional deixa a desejar ao cargo exercido frente à municipalidade. O ego do secretário não permite ter oposição, divergência ou contrariedade, mas o que é mais preocupante em suas atitudes são os sinais de desequilíbrio, que visivelmente está fugindo do controle e isso pode resultar em algo desastroso e irreversível em vários âmbitos para a gestão municipal.

Sardinha não está lidando com bandidos, arruaceiros, gente de caráter duvidoso ou qualquer outro nível de baixo segmento quando se trata do sindicato e dos servidores, mas é deste modo que o secretário tem tratado a categoria. Porém, o SINTAP e sua base são formados por pais e mães TRABALHADORES, com anos de SERVIÇO PÚBLICO PRESTADOS na PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO desta cidade. O secretário fazendo uso da posição que ocupa, adota um tom colérico com atitudes repressoras através de intimidação, ameaças, chacotas, desprezando valores e direitos, coibindo manifestações e oponentes. Isso tem nome e se chama FASCISMO. E aqui, em Mogi das Cruzes, o sindicato e os servidores jamais aceitarão fascista na pluralidade do serviço público.

Não se pode aceitar que servidores comprometidos com o trabalho sindical, bem como com o serviço público em geral, sejam alvos de indivíduos como o atual secretário de segurança, apenas por não aceitarem o mesmo posicionamento. O SINTAP não deseja acreditar que a gestão municipal é conivente com a postura do secretário, por isso aguarda um posicionamento da Prefeitura.

O SINTAP julgando a necessidade do caso, tem contribuído para preservar a integridade física do presidente da entidade, tomando as devidas providências acerca do assunto, conforme Boletim de Ocorrência nº FN8410-1/2023, emitido em 26/04/2023 no 1º DP de Mogi das Cruzes.

Abaixo, segue a nota de repúdio do SINTAP sobre o caso relatado e os áudios enviados pelo secretário em que ele ameaça o presidente da entidade.

SINTAP SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS MOGI DAS CRUZES E GUARAREMA, vem através da presente, perante a categoria publicar e tornar público a presente nota de repudio em face do SECRETARIO DE SEGURANÇA PUBLICA – Sr. TORIEL SARDINHA pelo comportamento não condizente com o cargo e função que este ocupa junto a municipalidade, onde este, na data de 26/04/23 (quarta-feira), em pleno horário de serviço, esteve na sede dessa entidade sindical, proferindo ameaças, chamando o presidente do sindicato para briga, não chegando as vias de fato por falta de oponente, ataques fascistas e absurdos, produzidos contra o presidente desta entidade de classe, simplesmente por ter ele, recebido do presidente uma nota enviada para todos os seus contatos do celular, em fase a uma convocação de manifestação, a ser realizada no dia 28.04.2023 solicitada pela categoria, o que é de conhecimento de todos os servidores, a fim de defender os interesses da categoria.
Cumpre esclarecer que os servidores públicos dessa municipalidade, têm sido vítimas dos mais variados tipos de violações de direitos, principalmente os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
Tal fato chama à responsabilidade ao Município, não sendo admissível que o SECRETARIO DE SEGURANÇA PUBLICA por ocupar cargo na polícia judiciaria, ao qual se espera o devido ex. Comparece na sede do SINDICATO em pleno expediente, procede ameaças de brigas, querendo intimidar a luta do SINDICATO na busca de melhores condições para os servidores públicos desse município.
No entanto, diante dos fatos, queremos acreditar que o atual governo não compactua com esse tipo de atitude de seus SECRETÁRIOS, principalmente aquele que foi escolhido para fazer a SEGURANÇA PUBLICA do MUNICÍPIO.

Clique no link para ter acesso aos áudios e mensagens do secretário ao líder do SINTAP: Secretário de Segurança Pública ameaça presidente do SINTAP.





   « ir para a página anterior
ir para o topo da página
Sindicato dos Trabalhadores da Administração
Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema

Telefone: (11) 4738-6648
WhatsApp: (11) 99712-7172
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690
sintapmc@hotmail.com
Redes Sociais
Facebook YouTube Instagram
Miuzu Inotech

SINTAP. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução dos dados sem prévia autorização. Entre em contato.