Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes Youtube Instagram

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690

Varíola dos macacos: cuidados necessários

Ícone Calendário 05/08/2022
Imagem chamada variola_macaco_MC
Com quatro casos registrados no Alto Tietê, sendo dois confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, informamos sobre os cuidados necessários para evitar o contágio com varíola dos macacos.

Considerada como zoonose viral (vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais), é transmitida pelo vírus monkeypox.

SINTOMAS
✓ febre,
✓ dor de cabeça e dores no corpo,
✓ dor nas costas,
✓ calafrios,
✓ cansaço,
✓ feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (geralmente precedem a erupção característica da doença).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão da varíola dos macacos acontece através de gotículas grandes expelidas pelo sistema respiratório, presente nos espirros, diferente da transmissão da covid-19, onde o contágio ocorre através de gotículas suspensas no ar.

O contágio da varíola dos macacos também ocorre através de contato próximo às lesões de pele ou objetos usados por uma pessoa infectada.

PREVENÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reforça a necessidade de permanecer neste momento, os mesmos cuidados e medidas adotados com a covid-19, mantendo o uso de máscaras, respeitado o distanciamento e a constante higienização das mãos.

VACINA
A doença não tem uma vacina específica, mas três vacinas usadas para a varíola humana podem ser utilizadas para combater o vírus.

Lembrando que o uso de máscaras e a higienização das mãos ajudam a reduzir a propagação não somente da covid-19 ou varíola dos macacos, mas também de gripe, comumente presente neste período mais frio do ano.


   « ir para a página anterior
ir para o topo da página
Sindicato dos Trabalhadores da Administração
Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema

Telefone: (11) 4738-6648
WhatsApp: (11) 99712-7172
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690
sintapmc@hotmail.com
Redes Sociais
Facebook YouTube Instagram
Miuzu Inotech

SINTAP. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução dos dados sem prévia autorização. Entre em contato.