Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes Youtube Instagram

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690

SINTAP assina acordo coletivo de trabalho 2022 - MC

Ícone Calendário 25/04/2022
Imagem chamada Sintap_assina_ACT_MC_2022
O percentual de 10,92% aprovado é motivo de comemoração? Claro que NÃO!
A proposta da Administração Municipal caiu como um balde de água fria nas expectativas dos servidores.
Ao longo de 2021, de janeiro a dezembro, o IPC acumulou inflação no percentual de 9,74% e foi com base nessa estimativa que a categoria criou expectativas para o aumento salarial. Contudo, as reuniões entre as comissões e SINTAP já davam sinais, por parte da Gestão Municipal, que dificilmente haveria um aumento com percentual significativo, embora o sindicato continuasse tentando reverter a situação.

Duas assembleias foram realizadas junto aos servidores na sede do SINTAP para apresentar as propostas da Gestão Municipal. A primeira ocorreu no dia 08/04/2022, onde a categoria declinou sobre a proposta. Na ocasião foi formada uma comissão para acompanhar e reforçar o trabalho que o sindicato já estava efetuando nas rodadas de negociações.

Três dias após a primeira assembleia, ocorreu nova reunião entre as comissões de negociação – Administração Municipal e SINTAP-, já com a participação do grupo eleito. Foram aproximadamente três horas de intenso embate entre as partes, mas a Prefeitura manteve a proposta inicial de 5% para o dissídio da categoria, deixando claro que não recuaria, mesmo diante da possibilidade de deflagração de greve, caso esta alternativa fosse viável para os servidores.
Desta negociação, as faltas justificadas (abonadas) foi o único ponto de alteração: a inserção de mais 02 (duas) faltas abonadas – 02 (duas) faltas já estavam concedidas anteriormente - totalizando 04 (quatro) faltas abonadas por ano. Tema este que foi levado ao conhecimento dos servidores na segunda assembleia que aconteceu no dia 13/04/2022, assim como as demais proposituras resultantes do encontro com a Prefeitura.

Durante a assembleia, dois membros do grupo eleito puderam expor suas opiniões e considerações sobre o que presenciaram na reunião, houve a explanação dos itens discutidos e ofertados pela Prefeitura e seguiu-se o rito de votação encabeçado pelo Presidente da entidade, Sr. Benedito Francisco Filho (Ferrugem). Mais de 250 servidores participaram do ato, onde a maioria dos presentes aprovou a proposta da Gestão Municipal.

Evidentemente que os servidores que votaram pela rejeição da proposta deixaram o encontro com aparente insatisfação. Porém, é válido lembrar que uma assembleia é soberana em suas decisões e o papel do SINTAP é manter, priorizar e fazer valer tais decisões, ainda que não tenha o desfecho esperado por seus membros.

O acordo coletivo de trabalho foi assinado pelo SINTAP junto à Administração Municipal na terça-feira (19), levando em consideração o resultado da segunda assembleia, mantendo a decisão da maioria.

Na quarta-feira (20) foi apresentada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a Moção 51/2022 assinada pelos vereadores Edinho (MDB), Edson Santos (PSD), Iduigues Martins (PT), Inês Paz (PSOL), Francimário V. Farofa (PL), Marcelo Brás do Sacolão (PSDB), Zé Luiz (PSDB) e Mauro do Salão (PL). Também ocorreu uma manifestação dos servidores em frente à Prefeitura com a finalidade de reabrir as negociações entre a Gestão Municipal e a categoria, visto que o acordo assinado pelo sindicato não agradou a todos da base. Contudo, os vereadores rejeitaram a reabertura do acordo salarial.

Seja contra ou favor da moção, existem vereadores que afirmam que os servidores municipais devem levar em consideração o cenário econômico das demais cidades adjacentes, mesmo não sendo o percentual ideal para o aumento salarial, este não deixou de existir para Mogi das Cruzes.

Sobre as inverdades e impropérios lançados contra a diretoria do SINTAP, a entidade assegura que o trabalho realizado por seus diretores continua fidedigno, transparente e legal dentro dos princípios e moralidade dos pilares que regem o sindicato. E todo o levante contra a entidade é orquestrado por indivíduos que pouco ou nada atuaram na jornada sindical durante os anos passados, baseando o seu julgamento em atos políticos individuais. O sindicato não compactua com este tipo de abordagem e não fará disso, assim como não fez anteriormente, um palanque político de apoio aos que desejam disseminar falsas acusações em prol de benefício próprio. O compromisso da entidade é com a categoria.

Agir com violência verbal ou escrita não é defender a categoria, é incitar o ódio, é denegrir conceitos éticos, é inverter valores, mas principalmente é a demonstração de imaturidade, que fala mais sobre quem ofende do que sobre quem é ofendido. Tais atitudes apenas prejudicam a base, pois podem contribuir para que o sindicato e servidores tenham dificuldades em negociações futuras e isto não é o que almeja o SINTAP.

A entidade reforça que está de portas abertas para receber todos os servidores que desejam conhecer mais sobre a atuação sindical porque esta é a forma mais adequada para se proteger das fraudes propagadas por outros. Isso também garante que os servidores farão um papel justo em seus julgamentos.

Veja o Acordo Coletivo de Trabalho, clicando em:
Acordo Coletivo de Trabalho 2022 - Mogi das Cruzes.
   « ir para a página anterior
ir para o topo da página
Sindicato dos Trabalhadores da Administração
Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema

Telefone: (11) 4738-6648
WhatsApp: (11) 99712-7172
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690
sintapmc@hotmail.com
Redes Sociais
Facebook YouTube Instagram
Miuzu Inotech

SINTAP. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução dos dados sem prévia autorização. Entre em contato.