Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes Youtube

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690

Nossas lutas

Durante muitos anos o SINTAP passou por inúmeros problemas administrativos que culminaram na descrença por parte dos servidores na entidade. Mas no ano de 2012 o sindicato saiu da inércia e passou a atuar firmemente em seus propósitos.

O início desta nova fase começou com o descontentamento dos servidores alocados na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). Tal insatisfação levou um pequeno grupo a reivindicar por melhoria na alimentação servida naquela secretaria.

Primeiramente o grupo argumentou sobre a problemática com os próprios superiores, mas não foram ouvidos. Enfrentando as adversidades, o grupo não desistiu e levou a questão ao sindicato, que por sua vez não os auxiliou. A crescente dificuldade e falta de apoio apenas incitou a união do grupo.

A causa ganhou mais adeptos e a maioria propôs uma assembleia, que tinha o objetivo de apresentar sugestões que pudessem ser levadas ao conhecimento do Gestor Municipal. A reunião foi realizada no meio da rua, em frente à Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes (ASMMC), pois o presidente em exercício, Antônio Valdimir Sandin, não permitiu a entrada do grupo para a utilização do espaço.

O problema da alimentação inadequada fez despertar antigos e levantou novos temas. Neste período, o SINTAP contava com uma nova estrutura sindical e em pouco tempo lançou a campanha pelo reajuste salarial. Cientes das dificuldades, a nova gestão sindical enfrentou com firmeza as inúmeras tentativas fracassadas de diálogo com a Prefeitura.

MORDAÇA
Este foi o nome dado pelos servidores ao manifesto organizado no dia do aniversário da cidade de Mogi das Cruzes.

O manifesto promovido pela Diretoria do sindicato buscava levar ao conhecimento dos servidores, meios de comunicação e sociedade em geral a atitude intransigente do gestor municipal.

SINTAP e servidores juntos no manifesto da Mordaça no dia 1º de setembro de 2012 SINTAP e servidores juntos no manifesto da Mordaça no dia 1º de setembro de 2012 SINTAP e servidores juntos no manifesto da Mordaça no dia 1º de setembro de 2012

Mesmo sofrendo represálias, a entidade não recuou dos seus objetivos, manteve a robustez para alcançar as metas e fazer valer a confiança da categoria no trabalho realizado.

RESTAURANTE NO SEMAE
Ainda no ano de 2012 com promissores diálogos entre o SINTAP e a diretoria do SEMAE, houve a implantação do restaurante naquela autarquia.

Restaurante implantado no SEMAE Restaurante implantado no SEMAE Restaurante implantado no SEMAE

Iniciando o ano 2013, após incontáveis tentativas de diálogos a fim de negociar com a Prefeitura sobre as questões da categoria, o SINTAP encaminhou ao gestor municipal uma pauta contendo 37 itens extraídos de assembleias com os servidores.

Embora a liderança sindical estivesse sofrendo assedio moral, ameaças e represálias por parte da Administração Municipal, ainda assim a solidez da entidade permaneceu.

GREVE
O descontentamento da categoria somada à atitude evasiva da Gestão Municipal, fez com que os servidores buscassem alternativas para abrir a oportunidade ao diálogo. Mas o insucesso levou a categoria a decidir por deflagração de greve, em assembleia na sede do SINTAP no dia 29 de maio do mesmo ano.

Assembleia na sede do SINTAP onde os servidores decidiram em deflagrar greve Assembleia na sede do SINTAP onde os servidores decidiram em deflagrar greve

A categoria unida pela mesma causa, iniciou a paralisação no dia 03 de junho com a adesão de mais de mil servidores.

A paralisação se estendeu por quatro dias e o prédio da Prefeitura tornou-se o ponto de encontro dos grevistas.

Paralisação dos servidores Paralisação dos servidores Paralisação dos servidores

No dia 06 do mesmo mês, o SINTAP promoveu uma passeata pelas ruas da região central e o esforço era para que as reivindicações fossem atendidas ou um canal para a negociação fosse estabelecido.

Passeata promovida pelo SINTAP nas ruas da região central Passeata promovida pelo SINTAP nas ruas da região central Passeata promovida pelo SINTAP nas ruas da região central

A Gestão Municipal ameaçou descontar os dias parados pela greve e o SINTAP entrou com uma representação para fazer valer o direito de greve. No dia 12/08/2013 houve a decisão judicial que anulou a decisão da Prefeitura em descontar os dias de greve.

UM NOVO SINTAP
Durante esta caminhada vários companheiros tombaram pelo caminho, outros surgiram. Muitos caminhos se fecharam, outros caminhos se abriram. Lições foram aprendidas, muitas aprimoradas, muitas serão o legado desta entidade, outras serão lembradas como símbolo de persistência. Foram inúmeras tentativas de calar a voz desta entidade, mas este é um local onde se faz jus à luta.

O alicerce do SINTAP é a categoria. Lutamos pelos servidores e para os servidores, por seus direitos, por melhorias, pela igualdade, pela justiça.

A defesa pela nossa base territorial nos faz permanecer na resistência, não somente para atingir o sucesso, mas ampliar as conquistas.

O SINTAP é uma entidade forte que direciona seus esforços para as lutas que assegurem êxito para toda a categoria. Essa é premissa que rege esta Diretoria Sindical.
   « ir para a página anterior
ir para o topo da página
Sindicato dos Trabalhadores da Administração
Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690
sintapmc@hotmail.com
Redes Sociais
Facebook YouTube
Miuzu Inotech

SINTAP. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução dos dados sem prévia autorização. Entre em contato.