Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes Youtube

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690

História do SINTAP

História 1 Homenagem
A representação e defesa dos interesses dos servidores municipais da cidade de Mogi das Cruzes recebeu um novo marco no ano de 1989. Naquele ano, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes (SINTAP) surgiu para suprir a necessidade na intermediação do diálogo entre a Administração Pública e os servidores através de pessoas capacitadas. Os seus idealizadores tinham como objetivo uma entidade que pudesse defender, auxiliar e fazer valer os direitos dos servidores, pois a categoria era carente de informações e não dispunha de meios que pudessem abastecer e propagar as ideias e os interesses comuns.

A partir daí percebeu-se a necessidade de amparar os servidores em suas causas sindicais e sociais e em 14 de abril do mesmo ano foi fundando o SINTAP cuja defesa e melhorias nas condições de trabalho dos servidores impulsionaram o reconhecimento como entidade sindical.

Os primeiros meses de vida do sindicato foram marcados por inúmeros problemas, pois os servidores ainda não tinham consciência da importância da entidade, além da fragilidade financeira que comprometia a sua própria existência. Mas o golpe maior ocorreu durante a gestão do ex-prefeito Waldemar Costa Filho que com a promessa de aumento salarial aos servidores, fez com que muitos pedissem suas baixas da entidade. Este episódio acarretou na suspensão das atividades da entidade durante alguns anos.

Primeira Diretoria:
Presidente: Sônia Maria Cabral
Celio de Lima Franco
Genivaldo Mandinga da Silva
Gerlindo Roque de Souza Filho
João Adolfo do Carmo
Lucia Aparecida Cabral
Rita de Cassia Del Corso
Rosemary Tosatti
Ubiratan Fernandes Sena Lopes
Vera Lucia de Freitas Andre
Wilson Nogueira Filho

A retomada nas atividades do SINTAP aconteceu em 14 de fevereiro de 2002, sob a gestão de Valmir Virginio da Silva e Ewerton Herzer como vice. Neste período alguns benefícios foram adquiridos com sucesso para a categoria.

No ano de 2012 os servidores se mostravam mais presentes nas questões voltadas para a categoria e mais atuantes na entidade. Com o objetivo de melhorar o atendimento aos servidores e desenvolver práticas eficazes com o intuito de obter sucesso nas negociações junto à Administração Municipal, o SINTAP sofreu uma reforma administrativa, sob a gestão da presidente Suely de Fátima Gomes Teixeira Rodrigues. Tal reforma consolidou uma resistência sindical com novo ânimo que em pouco tempo deu inicio à campanha por reajuste salarial.

Os meses seguintes foram marcados por frustradas tentativas de negociação com a Gestão Municipal. Em janeiro do ano seguinte, o sindicato elaborou uma pauta de reivindicações extraídas de assembleias junto aos servidores. Esta pauta continha 37 itens e foi entregue ao prefeito Marco Bertaiolli. Quatro meses depois, no dia 29 de maio, após assembleia realizada na sede do sindicato, os servidores decidiram por deflagração de greve.

A paralisação teve inicio no dia 03 de junho e durou quatro dias. Esta data foi um marco na história da cidade de Mogi das Cruzes e do SINTAP.

As dificuldades enfrentadas pela nova composição apenas reforçaram a determinação dos representantes da entidade em suas atuações sindicais. Ainda em 2013, houve uma nova eleição para compor a Diretoria da entidade e a chapa encabeça por Benedito Francisco, o Ferrugem, saiu vitoriosa.
   « ir para a página anterior
ir para o topo da página
Sindicato dos Trabalhadores da Administração
Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema

Telefone: (11) 4738-6648
Rua Senador Dantas, 886 • Centro
Mogi das Cruzes / SP • CEP 08710-690
sintapmc@hotmail.com
Redes Sociais
Facebook YouTube
Miuzu Inotech

SINTAP. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução dos dados sem prévia autorização. Entre em contato.